Como ter o ensaio perfeito? | Dicas para as fotos da sua família | Brasília DF

Updated: May 28

Oie pessoal,


Hoje deixei um pouco de lado os posts sobre os bastidores e as histórias de cada sessão para falar sobre um assunto que acho bem legal e que muitos de vocês tem dúvidas. Nada mais é do que: "O que é preciso para que seu ensaio seja um sucesso?". Pergunta de resposta complexa, né? E por isso vou responder por partes, explicando cada item e de acordo com o que, na minha opinião, é fundamental para que seu ensaio seja perfeito. As dicas que darei aqui não são uma regra, são apenas pontos que ao longo dos anos aprendi que fazem toda a diferença. 


Há diversos fatores que contribuem para que o ensaio da sua família saia da melhor forma possível. Parece besteira, mas coisas simples como roupa, maquiagem e até o local fazem toda a diferença. Então vamos lá falar um pouco sobre esse tema?


Fotógrafo


Esse é o primeiro item da lista pois acredito que seja o principal. O fotógrafo nada mais é do que um artista e seu portfólio a sua arte. O primeiro passo ao decidir fazer um ensaio é o de procurar um profissional que vá retratar a sua família de acordo com o seu gosto, com sua expectativa. O que você procura? Seriam fotos mais claras? Mais escuras? Mais de longe? De perto? Em casa? Na rua? Em estúdio?


São tantas formas e estilos que podem até confundir, mas acredito que isso é o mais legal da fotografia! A diversidade de trabalhos, cada um com sua personalidade. Contratar um fotógrafo é como ir a consulta de um médico. Se você procura por solucionar sua alergia então você irá a um alergista, não a um cardiologista, certo? A mesma coisa funciona conosco! Se procura por fotos com um certo estilo então invista em um profissional que está habituado com esse tipo que te agrada. Veja o portfólio dele e se te agradar...oba! É só entrar em contato!


Local/cenário


O segundo item da lista é tão importante quanto e também um dos tópicos mais pedidos: o cenário.


Quando pensamos no local das fotos uma das maiores dúvidas que surgem é justamente sobre qual deles escolher diante de tantas opções. Bom, eu acredito que o mais legal em um ensaio é que ele conte uma história, que mostre a personalidade daquela família e por isso o seu plano de fundo tem que ser escolhido com muito carinho. Sendo assim, é parar para pensar. O que é a cara de vocês? O que gostam de fazer? Há algum local em especial que seja a cara da sua família? Caso não encontrem respostas para essas perguntas há sempre a opção de pedir uma dica ao seu fotógrafo. Estamos acostumados a sugerir locais e as vezes uma das nossas sugestões pode ser exatamente aquilo que imaginava.  


Uma vez escolhido, agora é marcar a data e pensar nos próximos detalhes da lista.


Roupas


Muitos não imaginam, mas a roupa que você escolher usar no dia do seu ensaio terá uma enorme influência no resultado das fotos. De verdade!


A fotografia nada mais é do que trabalhar com a luz então as cores do ambiente influenciam na captação da luz e também na primeira impressão ao olhar uma foto. Lá em cima falei um pouco sobre o estilo de cada fotógrafo, certo? Se você reparar bem, geralmente cada profissional tem uma paleta de cores de sugestão que combina com seu estilo fotográfico. E por isso é tão importante conversar com o profissional escolhido para combinar as melhores cores para o cenário desejado.


Basicamente o segredo para a escolha da roupa ideal é pensar em qual sua intenção, o que gostaria de destacar? Roupas claras tendem a destacar as emoções, o rosto. As roupas escuras tendem a te destacar, em especial seu corpo, diante de cenários claros e tendem a te esconder em cenários mais escuros. Sendo assim, vale pensar o que seria mais importante para a sua foto. E por isso eu sempre dou a dica: fale com seu fotógrafo, analise as cores do cenário e o tipo de roupa ideal de acordo com todo o contexto. Vejamos alguns exemplos abaixo:



Roupas claras e sem estampa destacam os rostos, as emoções.

Tons neutros em fundos coloridos dão destaque as emoções, aos rostos.

Todos em um mesmo tom ou tons que combinem é sucesso garantido. A foto fica harmoniosa.

Outra questão importante: tons que combinem. Aqui a paleta é toda de tons terrosos e por isso há tanta harmonia.

Estampas discretas dão um charme especial, como na foto, mas as estampas grandes e chamativas tendem a pesar a foto e tirar o destaque do rosto.


Quando os tons combinam, a foto fica mais leve e o destaque fica para a pessoa.



Tons escuros te destacam em meio a fundos claros. Em fundos escuros eles tendem a te "esconder", além de dar destaque ao corpo e não ao rosto.




Maquiagem


Ah, a maquiagem...como ela muda todas as coisas!


Graças a tecnologia de hoje em dia, as câmeras conseguem captar cada vez mais imagens nítidas em seus mínimos detalhes e isso inclui a beleza do cenário, mas também dos modelos a serem fotografados. E é por isso a maquiagem profissional é tão importante para o resultado final das suas fotos.


Quando falo de maquiagem profissional não significa que é necessário fazer nada pesado, como uma sombra escura, batom vermelho ou algo do tipo. O mais importante é uma pele bem trabalhada. Um maquiador profissional irá preparar a sua pele escondendo os detalhes indesejados e realçando a beleza do seu rosto, além de dar vida e cor a ele nos pontos certos. 


"Mas Paulinha, então que cor de maquiagem devo usar?". A que for a sua cara, a que combinar com a sua personalidade! Se você é do tipo que usa apenas um protetor no dia a dia, invista em algo bem leve, simples. Agora se você adora cores, invista em algo mais intenso. Talvez um batom colorido? Ou uma sombra mais forte? O que importa é que a maquiagem combine com a sua personalidade e claro, com os tons da roupa. Vou colocar aqui abaixo alguns exemplos:

Exemplo de maquiagem leve, com pele bem preparada.

Exemplo de maquiagem um pouco mais intensa, com tons claros, mas com a pele bem preparada.

Exemplo de maquiagem com personalidade, mas com a pele bem preparada.

Exemplo de maquiagem básica, porém com a pele impecável.


Entrega/sintonia


E por último, um item que é tão importante quanto os demais e é um dos maiores e grandes segredos para seu ensaio ser um sucesso. Estou falando sobre a entrega da família para aquele momento. Às vezes está tudo que falamos acima perfeito: o cenário, a roupa, a maquiagem e até o clima, porém se não houver uma entrega total dos modelos a chance do resultado não ficar tão legal é grande. Por isso meu maior conselho é: se solta, dá risada, brinca, seja bobo mesmo! Hahaha. Vale a pena! É por aquele momento que passa tão rápido mas que daqui a 5, 10, 15 anos você irá ver as fotos e é tão legal quando nos vemos de verdade nelas. Vemos nossa essência, quem somos, as manias da família, as brincadeiras, piadas internas...Sempre vale a pena "pagar um mico", como muitos brincam, para ter boas recordações. Conselho de coração! :)


E assim encerro a nossa lista de dicas para que as fotos da sua família saia da melhor forma possível. Em breve, a pedidos, farei um post só sobre dica de locais para as fotos. Acredito que vocês irão amar! Espero que tenham gostado desse post e agora é só convidar os amigos para ler e também divulgar nas redes sociais. 


Um beijo,


Paulinha Leon


#paulaleonfotografia #dicasparaseuensaio #ensaiogestante #previaromantica #dicasdefotografia #fotografiadefamilia #fotografodefamilia #fotografosdebrasilia #ensaiogestantebrasilia